Celso, meu primo pra vereador !!! O "Bode" já tá na Cozinha Mineira !!!

Celso, meu primo, é um "alcoólico" dos mais conhecidos na cidade de Guaxupé-MG, passa até hoje bem longe do anonimato. O seu apelido é "Bodinho" mas o povo de casa fala é "Cerço" mesmo, com "cedilha" e tudo só pra enfeitar !!! São famosas as suas histórias de bêbado que eu sempre gostei de contar. Nunca casou !!! ( a não ser com a garrafa e mais tarde com a "Bíblia" ). Com mulher teve apenas um caso com uma tal de Luzia, outra bêbada de lá cujo fim do "noivado" jamais foi muito bem explicado. Dizem que foi "ponta"..."ponta" de um fio de chuveiro !!! Eles foram morar junto num quartinho nos fundos da casa de minha tia Geralda (mãe dele ) onde só cabia um sofá de solteiro. A única entrada e saída para o quarto era por um corredor que dava direto pra rua sem ter que passar por dentro da casa. Na casa de minha tia só iam lá pra comer ou pra usar o banheiro que no quartinho não tinha. Beber era em todo lugar !!!
Eu ía muito pra Guaxupé. Numa dessas visitas, Celso e Luzia me convidaram para conhecer o seu "ninho" de amor e depósito de garrafas de pinga e latas de cerveja vazias. Eu fui logo perguntando:
- "Celso...como é que voces fazem pra dormir os dois nesse sofázinho onde só cabe um ?"
E ele "na lata":
- "Primo... o "cumbinado" aqui é o seguinte: Quem chegar primeiro da rua fica por baixo !!!"
Nessa época era "Só Love, Só Love"...o finado Claudinho e Buchecha na vitrola, os "pombinhos na gaiola" ( inclusive as externas na delegacia ) banho junto de quatro horas, enervando toda a família e demais "curriolas" e muita cachaça naquelas duas "cacholas" !!!

Passou um pouco mais de um mes e eu voltei lá. Pense em um "The dream is over !!!" - como diria John Lennon - Como ninguém dizia nada, quebrei o silêncio e lasquei:
- "Celso...o que é feito de Luzia ?"

pausa...

Nesse ponto da história é preciso que eu diga que Celso nas raríssimas vezes que eu o vi sóbrio era muito tímido, quase que não falava, mas com "o lado negro da força" de um copo na mão o "caba" se transformava em um "Jedi - Ninja" e tinha sempre um "sabre de luz" nas idéias e um raio de "corisco" pastoso na língua !!!
Nesse interim havia parado de beber por uns tempos (dias ), ficou doentre e foi ao médico e dentre todos os exames que o "Doutor Dolor" lhe pediu( o nome do médico mais famoso da cidade era esse mesmo !!! ) constava um exame de fezes !!! Que o Celso jamais havia feito antes na vida, acreditem !!! Triste e amuado por estar sem beber e constrangido pelo mesmo motivo foi perguntar pra assistente do médico - ou enfermeira sei lá o que era ela - mas que era vizinha da minha tia e dele também :
-" Como é que "ieu" faço ? Onde e como "ieu" tenho que "obrar" ?"
Ela sabia das "dificuldades" do meu primo e por isso foi paciente, cuidadosa, carinhosa até e bem didática com ele:
-"Voce compra as latinhas...recolhe a cada dois dias e durante uma semana. Depois me traga aqui que eu mesma encaminho para o laboratório !!!
Uma semana depois o Celso aparece embriagado pra enfermeira com uma lata de tinta latéx "Suvinil" - com alça e tudo !!! - lotada até a boca e disse-lhe:
- "Em uma semana haja lata !!! Tem outra cheia lá em casa...precisa daquela tamém ? É mais "véia"... essa daqui é mais nova... foi de anteonte, onte e de hoje agorinha mêmo !!!
Deu em nada o seu "tratamento" !!!

voltando...

-" Celso ... o que é feito de Luzia ?"
-" Não me aprununceia o nome dessa "paia de pamonha" que ninguém come aqui dendi casa otra veis o na minha frente !!! "Ieu" num quero falar disso ... Mas... procê meu primo, que é de fora daqui de Guaxupé "ieu" vou contar.

Na casa dele ninguém sabia de nada e quando ele resolveu abrir o bico veio todo mundo pra cozinha escutar. E era gente naquela casa !!! Parecia um "Reveillon de muriçoca" !!! Celso é o mais velho dos primos mas entre primos e primas casadas, solteiros e "amancebadas (os)" juntando os meninos, minhas duas outras tias e mais a minha avó DAVA PRA MAIS DE TRINTA !!!
Com o "público" atento ele começou:

- "Ocê se alembra daquele quartim lá nos fundo ? Bão...vá lá...ôtro dia tava "ieu", o Tonho, o Zé... Aliais, o Vito e mais uns par deles o mais bebêno e jogano palito nos banquim da Avenida quano "ieu" falei pro Aliais: "- Ínjuêi !!! ...vô imbora pra casa mais cedo vê se puxo uma paia antes da janta...peguei fiado uma otra garrafa e vim. Era mais o menos uma terça-feira...por aí. Chegeui...fechei o portão... ali ,"taliqualis... e quano oiei vinha vino um sujeito de lá no corredorzim... Num dava pra fazê que num vi !!! O corredor apertado só dá pra passá um e num tinha jeito de desviá. Perguntei prêle carmo e "tranquilis": "- Cê tá vindo de onde ?" e o sujeito: "- Vim cunsertá o chuveiro da Luzia !!!" ...PRIMO !!! todo mundo sabe que ali num é coreto de banda de uma Avenida que tamém num tem banheiro mas memo assim "ieu" ainda fui iducado e decente, falei prêle...no zuvido dele bem devagar: "- Cê é besta sô ? Como que ocê me vem cunsertá um chuveiro se nem chave de fenda ocê tem na mão ?" e ele com aquele carão de paiaço e "bastião" de fulia de reis: "- Pois é...tô indo lá pra apanhar..." Ele já ía apanhar era ali mêmo...mais "ieu" fui ingulino, fui ingulino até me acarmá...Num afinei !!! Fui "fino", muito do "fino" - que é bem deferente - e deixei o sujeitim passá. Rumei pro quartim direto na Luzia. E AÍ "IEU" VI BOSTA !!! ( essa é a frase mais comum do meu primo Celso que ele usa pra tudo !!! ) Ergui aquela saia dela e ela tava sem "carça" !!! Me enchi de ar nesses peito, sortei de mansinho e de dedo na cara dela "botei pra quebrá":" - Luzia !!! Se esprique !!! Que cocê tá fazeno sem "carça" num sór quente desse ?" E sabe o que a descarada me arrespondeu ? "- Cerço !!! Ocê já devia de saber que sou MANCA de uma perna !!! As "carcinha" de hoje me deixa arranhada, me esfola toda !!!" Óia primo...por Deus lá do céu que me cuzinha nessa terra que me há de comê ..."Ieu" num sei que santo que foi que segurou o meu braço naquela orinha !!! São Sebastião do Paraíso - que fica aqui perto - "ieu" sei que num foi porque esse véve sempre amarrado !!! Pra mim arrebentá nela a garrafa de pinga que "ieu" tava na mão foi daqui pra ali !!! Por sorte "ieu" num quebrei a garrafa !!! Mas "manca" ou de quatro "ieu" botei a isquartejada dos quinto pra corrê do quartim !!! Juntei os pano de roupa que era dela e inda fiz questão de "ieu" mêmo imbruiá numa trôxa pra dispois num vim me dizê que tava fartano um só daqueles trapo !!! Peguei ela, um pente e a escova de dente e joguei lá na rua !!! ... Foi embora daqui sem tumá banho a porca safada !!!
Vai procurar o chuveiro da puta que te pariu !!! Agora tá lá...largada nas balaustra da antiga Estação da Mogiana !!! Véve gritano pros ôtro que qué porque qué tomá de uma veis "Formicida Tatú" !!! Por mim pode bebê o que quisé, como sempre foi aqui em casa !!! E óia mãe...(se dirigindo à minha tia ) "ieu" num contei até hoje mas vô contá...já que cumecei, agora vai !!! A "sóra" tá vêno essa mancha branca no cimentado "vermeião" aqui da cozinha do lado desse fogão de lenha ? Foi ela que vomitou !!! Tem dois meis que "ieu" esfrego com cêra "Cardeal" aqui nessa mancha e não tem cristão, Querosene "Jacaré", sabão de cinza com banha de cachorro ou essa cêra que tire !!! É a "marca dela", daquela cadela latino nas minha zorêia !!! Essa mancha vai ficar aí pra sempre só pra me pertubá meu juízo !!! Ela qué é vê "ieu" de cabeça abaixada !!! Pesâno treis quilo e oiano pra mancha !!!

Nessa hora ele caiu no choro sob olhares marotos de alguns dos irmãos e de uma certa piedade das suas irmãs e demais mulheres da casa. Mas não demorou nada, tomou mais um gole e voltou a falar, agora mais pausado e dessa vez com ares "professorais" :

- "Primo...o que mais tem aqui em Guaxupé é corno !!! Desde que veio esse "tar" de "abronegócio" - ou "agronegócio" sei lá "ieu" - com a Exposição de gado que ficou desse jeito. Agora é o teu "chitãozinho" pra lá com o meu "chororó" pra cá e que se dane o zovido e as vergonha desse povo que tanto fala !!! No tempo que só tinha o café tava bão, tava "tonico" e "tinoco" !!! Num tem um homi ou muié casada daqui que não conheça outro marido de uma e a muié do outro !!! Antigamente ocê ía numa "zona de ranha gato" e sabia quem era quem, agora... misturou "foice" tudo no "martelo" sem prego !!! - Ocê gostou né primo ? - Viraram tudo cumunista da "piaba" vermeia onde num se tem um dono pra dizê que é dele e é tudo de todo mundo !!! Se pegasse uma foto daqui da cidade de antes o que se via era as duas torre grande lá da Catedral !!! Se alembra ? "Cartão Postar" daqui de Guaxupé !!! Hoje em dia nas foto só se vê uma murtidão de "torre" espaiada... distribuída ... A igreja mêmo sumiu !!! Ocê vê esses meus irmãos... "ieu" fico aqui só da janela espiano !!! Esse aqui ( apontando pro Vaninho ) vira a esquina cedo pra ir trabalhar na Cooperativa e o "Zezé de Camargo" aqui do lado já pula da escada pelo telhado e cai na cama dele ainda quente... pega quente a muié, o bule e o coador do café que esse bocó ainda leva na cama !!! O "Zezé" canta no bule e de vez em quano dança até no coador !!! Quer ficar rico aqui em Guaxupé num é com café e nem com gado... é vender telha !!! Os forro da cidade tá tudo quebrado !!! Quando não é por cima eles quebra as telha por baixo com o tantão de chifre duro, cumprido e apontado que tem !!! Bem deferente dos "pintim" gorado dos ovo chôco desses aí ...

A briga que se "assucedeu" em seguida é melhor não contar...
Prefiro arrematar contando que faz um tempão que não sei do meu primo Celso. Mas ontem recebi notícias de Guaxupé e especialmente sobre ele. Virou evangélico !!!
Foi levado a força pra uma dessas "Igreja Perambular Só No Sétimo Dia, Nos "Outros" Se Deita " !!! Tomou lá ( dessa vez ) uma forte sessão de descarrêgo de encosto e virou outro homem !!! É "obreiro" do pastor que o descarregou. No estilo daquele seu primeiro exame de fezes ( o primeiro nunca se esquece ) contudo enche agora sómente as latas da igreja !!! Virou do vinho pra água !!! pra ÁGUA AZUL, o "amarelo" !!! VAI SER CANDIDATO A VEREADOR !!! ... E PELO PSDB !!! mesmo ainda não sendo um pastor "formado" !!!
Quando li a notícia de que só agora o PSDB pretende se aproximar do povo em todo o Brasil, falar com esse povo, se inserir nos sindicatos, nos movimentos sociais e nas igrejas eu me dei conta !!! LIGUEI HOJE MESMO PRA ELE... o meu primo Celso.
Perguntei sobre todos e sobre o que eu soube dele. Confirmou tudo, falou da igreja, do pastor que não larga o pé dele e que o carrega pra cima e pra baixo pra que sirva de exemplo das "obras" daquela igreja, ele agora é mais um "AMÉM JESUS !!!" , um "GLÓRIA SENHOR !!!" daí a razão da sua candidatura.
- "Celso, voce já sabe o que fazer lá na Câmara ?"

Não sei se pelo novo papel de político ou se a sua cura e remissão dos pecados ainda não está se "desenvorvêno" muito bem mas percebi que havia algo estranho no ar já que o Celso destambecou a falar sem parar:

" - Uai primo ?...Ocê nem parece que é aí de São Paulo e desse teu "tar" de PT...Num é pra "vere a dô" ? Pois então... Quem é que cunhece mais de que "ieu" das "dô de cabeça" desse povo enfeitado daqui de Guaxupé ? Agora que eu fui cunvertido, batizado e que "ieu" vi Jesuis, num quero mais fica só por baixo como era no tempo da Luzia quano tinha que chegá todo dia mais cedo da rua pra não ter com o que me aborrecê !!! Vô tirá o pé da roça, ara se vô !!! Ocêis aí num ilegêro o Tiririca ? Aqui em Guaxupé ele num teve nenhum voto !!! A "Grande Avenida" tá aberta !!! Me ajuntei com os tucano sim sinhô !!! Tá na Bíblia...é só ir lá lê quem fô homi de Deus:..."Antes um filho de uma rameira VIVO de que um ABORTO morto no mar mais que morto desse vale de lágrima" Tá lá em "Profeta Manoel" no "Livro dos Sábios"... artigo 171 do parágrafo 45 versícOLODUM !!! Larga mão desse teu povo vermeio ocê tamém !!! É coisa dos inferno...cumunista só qué sabê de suruba !!! Comê o que é dos ôtros !!! - Amém Jesuis !!! Deus que me perdoe e me guarde !!! - Tem que esquecê o passado...oiá pra frente...Ocê acha que se num fosse os tucano nóis tava aqui hoje cunversano num telefone ? Tava nada !!! Ieu ? Tô de "Oi" !!! ...Tô "Vivo" e no "Claro" da luz !!!... Já já ieu arrumo uma "Tim" lá na minha igreja !!! E por falá em "matim"...Meu pastor sempre fala: "- Um homi reto...aprumado...uma pessoa de bem que qué falá as verdade da Bíblia pro mundo... nunca vai se ligar "se Lular" !!!" Então "ieu" "Serrei "!!! "Serrei". "Itamarzei". "Aecei" e "Anestesiei" !!! Que que "ieu" quero cum uma "Borça Famía" ? Cum a famía que "ieu" tenho ? ... Vê lá sô !!! ... Tem "uns" que até fica "inventano istóra verídica" pra iscrevê na "ternética" !!! E ocê vê si cria juízo, esquece o passado e óia pro futuro !!!
Aqui em Minas tá assim...O FUTURO É AECIM !!!
...apruveitano...Quem cocê acha que deve de ganhá o "Bigue - Bode" ?

DESLIGUEI !!!

3 comentários:

TERROR DO NORDESTE disse...

Enio, fantástica a história! Jessier Quirino ia adorar ler esse conversatório seu com Cerço, o Corno Manso de Guaxupé.kkkkkkkkkkkkkkkkk

everaodo disse...

...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...fantástica...kkkkkkkkkkkkkkkkkk...famtástica...

...que figuraça o Cérço...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Muito bem escrita...parabéns

everaldo disse...

...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...me lembrei do Zelito. O Zelito todo dia bebia uma garrafa de Gim, no bar do meu tio. Quando morreu, há dois anos já não tinha mais figo, os médicos não tinham explicação para o fenômeno, acho que era a sua paixão pela garrafa.