Betinho não votaria no Serra COM CERTEZA !!!

6 Passageiros Comentaram
Vou contar porque eu tenho uma particular ojeriza ao candidato José Serra. Para mim um ser humano menor e desprezível.
No Governo da Marta Suplicy na cidade de São Paulo, fui Coordenador do Orçamento Participativo e posteriormente Coordenador de Ação Social aqui na região onde moro circunscrita à área administrativa da Subprefeitura de Santana / Tucuruvi. Dentre as centenas de assembléias com moradores que realizamos aqui com o objetivo de discutirmos demandas e reivindicações para o processo do OP cujo lema era "Voce decide, a Prefeitura faz", teve uma que foi para mim a mais gratificante. Na nossa região fica o Pronto Socorro Municipal mais "movimentado" da capital paulista, o PS Lauro Ribas Braga mais conhecido como o Pronto Socorro de Santana. Por estar ao lado da Marginal do Rio Tietê é esse o que acolhe a maior parte dos acidentados no transito caótico de São Paulo e pela sua localização mais central, recebe também baleados, feridos e acidentados de tudo que é lado, independente de endereços. O "movimento" é intenso. É próximo da favela Zaki Narchi, vizinha do Shopping Center Norte e por isso mesmo além de socorrer emergências acaba atendendo também procedimentos ambulatoriais e até consultas para aqueles moradores mais pobres.
Durante uma das primeiras assembléias do OP foi apontada a reforma urgente daquele PS, que herdara do famigerado PAS da gestão Maluf / Pita o quase sucateamento das suas instalações. A REFORMA FOI FEITA !!! Mas foi também apresentada pelos moradores e usuários uma idéia maravilhosa: a criação de uma BRINQUEDOTECA no local !!! O motivo era óbvio, as crianças que esperavam atendimento não precisavam ficarem vendo a entrada de "ensanguentados" que chegavam no PS o tempo todo e enquanto por lá poderiam "brincar" em um espaço específico e isolado da entrada. Assim que foi aprovada, essa idéia teve a simpatia imediata de muitos empresários da região que se comprometeram em contribuir. Caberia ao poder publico municipal apenas fornecer o espaço. Um grupo formado por funcionários do Banco Santander / Banespa saíram na frente e se cotizaram, compraram os brinquedos, os móveis e se encarregaram por eles mesmos de construir e pintar um cantinho do prédio que ficou denominado como Brinquedoteca "CASA DO BETINHO". Na inauguração foi convidada a Maria Nakano de Souza, viúva do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que veio do Rio de Janeiro só para aquele evento. ( aproveitem e leiam AQUI a carta que o Betinho deixou para a sua companheira de 26 anos de amor e convivência e que só foi lida depois da sua morte ) A Brinquedoteca foi inaugurada junto com o final das reformas no dia 22 / 08 / 2003.

Pois bem...Veio a campanha para a Prefeitura de São Paulo de 2004. Serra era o candidato da oposição e da mesma forma que faz agora na campanha para Presidente prometia fazer mais e tudo melhor do que a Marta fez além de dar continuidade a TODOS os seus projetos elogiados por toda a população, tais como o Renda Mínima, o Bilhete Único, os CEUs, o "Vai e Volta", enfim...os projetos daquela gestão que privilegiava os mais pobres. Certo dia o Serra faria uma "caminhada" em campanha pelas ruas da região e eu embora não fosse da area da Saúde fui esperar o "candidato" lá no PS ( eu sabia que ele iria lá ). Assim que chegou com aquele séquito de correligionários e fotógrafos do mesmo PIG de hoje em dia ( num pronto socorro !!! vejam só !!! ) o "candidato" não tendo do que falar mal perguntou:
- "O que ISSO está fazendo aqui" ? se referindo â Brinquedoteca.
Alguns funcionários explicaram o significado e a necessidade mas mesmo assim ele disse que NÃO GOSTOU da idéia !!! Eu ouvi isso da boca dele !!! ( é claro que não lhe dirigi a palavra ) MAS EU ESTAVA LÁ !!!
Perdemos as eleições e na primeira semana do então Prefeito José Serra, ele mandou fechar a Brinquedoteca !!! Sem nenhuma justificativa !!! Sem nenhum argumento !!! APENAS FECHOU PORQUE NÃO GOSTOU !!! Alguns psicólogos, médicos e enfermeiros bem que tentaram, juntos com alguns moradores fazê-lo voltar atrás, Serra nem os recebeu !!!
Por isso toda vez que esse sujeito promete fazer mais do que fez o Presidente do Povo Lula, eu me lembro deste "pequeno detalhe" e afirmo que a palavra deste Sr. José Serra vale tanto quanto vale o seu caráter ou a sua dedicação para com os pobres desse nosso Brasil:
NÃO VALE NADA !!!

Ainda bem que eu registrei e guardei as fotos daquele cantinho que foi destruído por Serra e que provam o que eu aqui escrevo. Quem quiser que vá lá hoje no PS Santana e veja o que sobrou por ali !!! Observem também o estado atual deste importante pronto socorro, ainda o mais movimentado da cidade de São Paulo.
Vejam aí como era a Brinquedoteca:



Vamos rememorar esse extraordinário brasileiro que deveria ser contado nos livros de história como o maior e melhor de todos os nossos heróis !!!
Militando no PT eu tive a honra de poder ajudar no que pude ao sociólogo Herbert de Souza, o nosso Betinho, na formação e implantação dos seus “comitês de combate à fome” e "Ação pela Cidadania" em plena adversidade da “Era FHC”, Um ex-Presidente com sentimento anti-povo e de alianças espúrias com “coronéis de grotões” e com toda a marca de gente de elite e da direita. Na mesma época em que o Betinho no seu santo e incansável trabalho humanitário de tentar matar a fome dos brasileiros menos favorecidos pela sorte, aquele invejoso ex-Presidente fazia de tudo para atrapalhar o seu trabalho e ainda saía pelo mundo afora chamando o nosso povo de vagabundo e de caipira. E pensar que ambos "eram" sociólogos...
Betinho era segundo ele mesmo, nascido mineiro, católico, hemofílico, maoísta e "meio deficiente físico". Por serem hemofílicos, ele e os seus irmãos Henfil e Francisco Mário FORAM ASSASSINADO PELA SAÚDE PÚBLICA comandada por aquela gente que nos governava na época. Morreram por conta das suas necessárias e cotidianas transfusões de sangue que poderiam garantir as suas sobrevivências mas acabaram foi por lhes tirar as vidas. ( não vejo ninguém morrendo de Aids hoje em dia por omissão do governo).
Como soropositivo e sabedor da morte iminente, o Betinho ao invés de ir viver "o resto de vida que lhe restava" para seus ultimos prazeres pessoais, ELE FOI TENTAR ACABAR COM A FOME NO BRASIL ATÉ O DIA DE MORRER !!!
O Betinho só poderia ter sido, E FOI, mais um filiado do PT !!!

QUE VIVA PARA SEMPRE O BETINHO !!!
QUE VIVA LULA !!! O Presidente seu companheiro que tornou realidade o sonho de sua VIDA acabando de vez com a fome no Brasil !!!
...Meu Brasil ....Que AINDA sonha com a volta desse irmão do Henfil !!!

Para acalorar ainda mais os nossos corações, já que no próximo dia 09/08 fará 13 anos ( treze !!!) que ele nos deixou, seguem as imagens que tanto nos emocionam e que jamais deverão serem esquecidas:









Vão-se os anéis, tenta-se preservar algum dedo.

2 Passageiros Comentaram
Tem um samba do Eduardo Gudim com o Paulo Cesar Pinheiro que diz assim:
"Lá se vão meus anéis, diz o refrão, mas meus dedos são dez ,duas mãos... "
e aí reclama "...da mulher que tu és, ó não !!!"
e termina com "mete os pés pelas mãos".
Esse é o retrato atual da campanha do Serra / Índio que sabedores da perda de seus anéis e da eleição majoritária partem agora para o tudo ou nada invertendo a mão inicial da sua tática eleitoral tentando preservar algum dedo.
A campanha de Dilma anuncia-se como "avassaladora", histórica. Daquelas que atropela, não pede licença e invade os corações da gente, no corpo e na alma e que nos leva além. Que fique a lição arrebatadora: Isso é o que dá provocar o nosso povo, as nossas vontades, as nossas certezas, os nossos valores, o nosso calor e as nossas mentes !!!
E não me fio em pesquisas !!! Me fio nas vozes energizantes e retumbantes das praças e das ruas do nosso país !!!
Perdem-se as certezas do Paraná e de São Paulo, as Geraes "Dilmanifestam-se", os Rios de Janeiro e Grande do Sul se transbordam em alegria, o Nordeste celebra, o Norte confirma e o Centro-Oeste acompanha. É uma festa !!! É uma comemoração nacional !!!

E o que fazem os do lado de lá ? Tentam salvar para o próximo Congresso alguma réstia de luz e algum dedo !!! Lula tem nove para apontar-lhes o rumo e o caminho !!! E para que sobre ao menos sua sobrevivência apelam, mentem, caluniam, esbravejam, requentam pratos passados e mal servidos, atacam sem pudores e com a mediocridade característica de assumidos derrotados. Menosprezam a inteligência do novo eleitorado brasileiro. Esse povo que perdeu de vez o antigo medo de ser feliz e que não vacila nunca quando provocado e insultado !!!
Podem xingar a vontade, podem agredir, podem chorar, podem mentir. Só cairá nessa jogada fratricida - pessoa que mata ou concorre para a morte de um irmão ou irmã ou que é cúmplice das suas ruínas - os direi"o"tas de sempre, os míseros 5% da kombi que nada vêem e que tudo odeiam !!!
Mas para o povo... "malandro é malandro e Mané é Mané" !!!
Sabemos todos que Serra só será presidente, no dia em que morcego doar sangue, Saci cruzar as pernas e quando galinha ou tucano criar dente !!! São gente da fala banguela !!! São espíritos sem luz !!!

VIVA O BRASIL !!!
VIVA LULA !!!
VIVA DILMA !!!
VIVA O POVO BRASILEIRO !!!



Na rádio em festa do "Som do PTrem" tem as musicas:
1 - Lá se vão meus anéis - Paulo Cesar Pinheiro
2 - Lingua de Tamanduá - Bezerra da Silva
3 - Os Direitos do Otário - Bezerra da Silva
4 - Aquilo que dá no coração - Lenine
OUÇAM LÁ !!!

Crueldade contra o Vice Demotucano !!!

0 Passageiros Comentaram
Até na Russia, a Imprensa internacional se mostra indignada com a forma de escolha do candidato a Vice Presidente da República na chapa majoritária do candidato de oposição ao Governo Lula, o "mandante" José Serra.

- "É uma crueldade o que foi feito com o "jovem" de 39 anos lançado de pára-quedas na ultima hora a partir das praias do Rio de Janeiro para ocupar a vaga que ninguém queria".
O IBAMA precisa se manifestar !!!

Bruno SERRA e ÍNDIO "Macarrão" !!!

1 Passageiros Comentaram
Tá lá um corpo estendido no chão !!!
Serra vai para o "gol" tentar defender o "penalty" vergonhoso cometido pelo seu violento vice - zagueiro !!!
Depois do gol do adversário, dá razão ao facínora e deixa claro que ele é o "mandante" !!! o Índio é somente o "Macarrão" !!!
Nesse instante os dois elementos seguem para o IML para exames de praxe e de corpo de delito !!!


O Cambiteiro e o seu Jegue.

2 Passageiros Comentaram
No Brasil de dentro, o rural bem longe do litoral e da "urbanidade" não há quem não conheça a figura do "cambiteiro". Sempre ao lado da sua mula, de um jumento ou de um jegue, o "cambiteiro" é aquele que munido da foice faz o trabalho diário de colheita da cana, de um roçado ou do capim para alimentar as suas outras crias. O "cambiteiro" ceiva as moitas e as deposita em um cesto posto na canga do inseparável companheiro animal que é quem lhe serve de transporte para aquela carga toda resultante do seu trabalho.
Depois das recentes "declarações" de conhecimento de causa e de política do sujeito que foi escolhido para candidato a Vice Presidente da República para compor a chapa majoritária da oposição não há como não associa-los a um "cambiteiro" e o seu "jegue". É lamentável nessa disputa ter adversários assim. Com todo o respeito que eu tenho para com todos os pares de "cambiteiros" e jegues espalhados pelo Brasil exatamente por serem tão necessários e dignos, devo admitir que eles não merecem terem associada às suas emblemáticas imagens essa dupla tão rastaqüera que se formou para desafiar o Presidente do Povo Lula e a nossa futura Presidenta Dilma. José Serra fez a sua escolha e agora terá que arrastar durante toda a campanha essa sina de "cambiteiro" e colhedor de capim junto ao seu "Jegue" político, o tal Índio "das Quantas" !!!
Que candidato a Vice mais patético !!! Que figura menor !!!
Eu fico imaginando esse "muar" desfilando nas ruas de Havana com uma revista pornográfica debaixo do braço pedindo para ser preso !!! Que os cubanos não saibam que se tratava de um brasileiro !!! Que vergonha para nós !!! E que Deus queira que ele não tenha feito isso com dinheiro público. Tomara que tenha ido com recursos próprios já que é de família tão próspera.
Agora sei porque este imbecil, quando vereador no Rio de Janeiro propôs que fosse proibido esmolar ou dar esmolas nas praças e ruas sob pena de multa até para os pedintes !!!...É porque viu com os próprios olhos que em Cuba isso não existe !!! Lá não há mendicância !!!
Se quer mesmo ser preso não precisava ir a Cuba para isso, basta confessar de uma vez que é ladrão de merenda escolar na cidade onde mora !!! É cana na certa !!! Tem crime mais hediondo que roubar comida destinada a crianças pobres de escolas públicas ?
O PT está certo em não gastar papel para processar essa triste figura, a espessura da folha de papel é a medida exata da altura daquele caráter !!! Vai dar o que ? Ressarcimento ? NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE DEIXA-LO CONTINUAR FALANDO AOS BORBOTÕES !!!
É o Vice adversário dos nossos sonhos !!! Eu desafio a oposição em coloca-lo para abrir a boca nos programas eleitorais !!! Quanto mais ele falar melhor para a Dilma !!!
Mas duvido !!! Agora é que vão esconder esse "jegue" !!! O mesmo que fizeram com FHC !!!
Ainda bem que a lei de proibição das esmolas que ele propôs lá no Rio de Janeiro não passou !!! Só assim ele vai poder fazer o unico papel que lhe cabe nessa destrambelhada campanha oposicionista: Esmolar votos naquelas praças e ruas da sua cidade !!!

Quando eu vejo o José Alencar e olho pra isso...Não sei nem o que dizer !!! Fico engasgado.

Em Tempo: Não deixem de ouvir a radio "O Som do PTrem", sempre com musicas pertinentes aos posts.

O que dá a cruza de um Índio com uma Bacurau ?

1 Passageiros Comentaram
Dá Pena !!!
Pra quem achava que essas eleições não teriam a menor graça devido ao fortíssimo favoritismo da candidata do Governo Dilma Rousseff ou que alguma graça viria para salvar a oposição e a sua mídia esquizofrênica, sem cura, golpista e venal do fracasso total podem irem se animando !!!
Pelo menos o lado de lá promete fazer dessa eleição um sucesso de circo !!!
Um casal de palhaços chegou para nos matar de rir !!! O Índio e a Cureau !!! "Androceu" e "Gineceu" !!! O que tem os dois em comum ?
Um esforço enorme para aparecerem !!!
Serra tenta fecundar votos com o seu vice "androceu" e a sua sub-procuradora "gineceu" da mesma planta carnívora mas de massa cheirosa e o que não falta é passarinho midiático pra espalhar esses "pólens" nos campos dos senhores e senhoras eleitoras-eleitores !!!

Do "Androceu":
Um Índio "das Quantas" escolhido pra vice por um marqueteiro. Ladrão de tapioca da merenda escolar dos curumins do Rio de Janeiro !!! ( quer crime mais hediondo que roubar comida destinada às bocas de crianças pobres ? ).
Ficou uma semana no mocó dos tucanos pra "estudar" e se enquadrar na forma de falar e fazer política do candidato José Serra, seu novo cacique e pajé. Pelo jeito além de mentir só aprendeu a parte de fazer campanha através do twitter, já que se andar nas ruas ninguém o conhece ou sabe de onde veio. Ontem "obrou" essa pérola:
-" A Dilma é uma esfinge do pau ôco"
Pensar em cobrar do pobre coitado o que é a Esfinge seria muita maldade, mas de pau ôco o silvícola de granja entende. Só tem uma filha apesar de ser tido também como "pegador" !!! Do tipo "estômago de tubarão" que come de um tudo !!! E que quando aberto o que se acha é placa de carro, bacia velha, relógio, lata de óleo amassada, lasca de poltrona, sacola de frango, papelão, tampa de fogão, pneu de caminhão, pé de chinela sem sola e filhas da "Marka" de um Salvatore Cacciola !!! Só lixo !!!

Da "Gineceu":
Não sei se "Curô", se "Quirô", se "Curau", se "Mingau", se "Curianga", ou se "Bacurau", mas sei que essa coruja do olho arregalado e estrábico para a sua esquerda e que não vê nada à direita é uma "sub-vuvuzela" do MPE que não consegue ficar calada !!! Se depender dessa subalterna da Justiça Eleitoral não vai sobrar nenhum candidato !!! Só Ela !!! Candidata a tres meses de fama já que assim que terminar a eleição ela volta para o seu canto e o devido lugar sem que faça falta nenhuma na continuidade da vida do povo do nosso país. É igual qualquer eliminada de Big Brother, alguém se lembra de alguma ? Bem...tem a Sabrina Sato do Pânico, mas não tem comparação !!! A Sabrina além de ser bonita é engraçada, enquanto que a "curianga" ( veja aqui a definição para "curiango" ) tem que se conformar em tentar ver a vida com melhores olhos !!!

Ô Índio !!! Tu não é "pegador" ? PEGA ELA !!! O Serra não vai negar de vos emprestar o apartamento !!! Já fez isso para o FHC !!! Daí que teremos enfim o casal atração de mais essa eleição !!! Androceu e Gineceu !!!

Quer saber?
Uma melancia pra cada um e PRONTO !!!
Sigamos em frente...


Em Tempo: Não deixem de ouvir a radio "O Som do PTrem", sempre com musicas pertinentes aos posts.

ARRANCAR !!!!

4 Passageiros Comentaram
Já é tradição iniciarmos as nossas campanhas em São Paulo como em todo o Brasil com uma Caminhada. Com uma CAMINHADA DA ARRANCADA !!!
Eu estive em todas !!! Com a Luíza Erundina até a Marta na nossa cidade como também com o Suplicy, o Plinio, o Zé Dirceu, o Genoíno e o Mercadante tentando alcançar o Governo do Estado e também e principalmente nas memoráveis Caminhadas com o Lula de 89, 94, 98, 2002 e 2006. Sempre subindo ou descendo ladeiras, sempre me entregando de corpo e alma, sempre buscando, arregimentando e organizando os companheiros, sempre empenhado em conduzir os nossos projetos de lutas, de utopias, de sonhos e de paixão pela construção de um Brasil com "S" mais justo, mais solidário, fraterno e SOCIALISTA !!!
E hoje ARRANCAMOS mais uma vez...A emoção é a mesma mas essa arrancada tem um sabor de responsabilidade dobrada e com desafios mais difíceis. É a primeira eleição sem Lula na cédula mas é também a primeira com chances reais de além de subirmos de novo a rampa do Planalto em Brasília, subirmos também juntos a rampa daquele Palácio dos Bandeirantes em São Paulo !!! QUE NÃO TEM RAMPA !!! Posto que desde os tempos do "Abreu" - do Abreu Sodré na ditadura - aquele espaço jamais foi acessível para as pessoas comuns do nosso povo. Eu mesmo nunca entrei lá, só cheguei perto, pois ora as cercas elétricas nos impedia ou então eram as borrachadas e as pancadas da polícia que "cantavam" nas nossas costas todas as vezes que tentávamos qualquer "visita" !!! O que era pra ser do povo sempre foi restrito às elites !!! Acham que é deles !!! MAS ISSO AGORA VAI MUDAR !!! Vai mudar porque hoje com Lula, com Dilma e com Mercadante, nós ARRANCAMOS !!!
Arrancamos mais de 30 milhões de brasileiros da linha da miséria !!!
Arrancamos milhões de famílias da fome absoluta !!!
Arrancamos um país inteiro da condição de pedinte para a condição de "mandante" !!!
Arrancamos definitivamente daqui o FMI !!!
Arrancamos riqueza com o Pré -Sal !!!
Arrancamos recordes e mais recordes de uma economia sustentada !!!
Arrancamos empregos em quantidade e variedade de onde antes achavam que jamais pudessem serem criados ou mesmo existirem !!!
Arrancamos diplomas e premios de dentro do anseio de jovens mais pobres que antes achavam que não eram capazes !!!
Arrancamos de nós a "pecha" de vira-latas da qual antes éramos todos sujeitos e condicionados !!!
Arrancamos lágrimas emocionadas de pais e de mães de família ao verem com os olhos e não com promessas, os seus filhos tomando de vez um promissor rumo na vida !!!
Arrancamos da alma o orgulho de sermos brasileiros virtuosos e verdadeiros !!!
Arrancamos da garganta o grito angustiado e tanto aguardado daquela vitória com o primeiro operário do povo em virar o Presidente do Brasil !!!
Arrancamos do peito a chama quente da batalha pela vida em que os louros florescem de fato para aqueles que acreditam em si mesmos e em quem juntos governam !!!
Arrancamos dos sonhos a certeza de que nada mais pode ser tratado como impossível ou imponderado !!!
Mas ainda tem um determinado tipo de mentalidade política e muito mais coisas para serem "arrancadas" da vida deste nosso país !!!
Quem pensa que "pode mais" que ao invés de "bradar", de "ladrar", de falar QUE FAÇA e que siga mirando no nosso formidável exemplo !!!

E hoje, eu que sempre estive por detrás, sempre nos bastidores, sempre ativista sem esperar "retornos" e "recompensas", sempre cumprindo as tarefas que a mim foram destinadas por mais de trinta anos de luta, de entrega, de escolha e de initerrupta militância pelo PT, pela primeira vez em uma "caminhada pela vitória", convidado que fui, fiz parte da nossa "COMISSÃO DE FRENTE" !!! COM MUITO ORGULHO E REDOBRADO ENTUSIASMO !!!

VIVA A MILITÂNCIA VIVA DO PT !!!
VIVA LULA !!!
VIVA DILMA !!!
E VIVA QUALQUER DESAFIO QUE NOS APRESENTE !!!
EU QUERO MAIS É CADA VEZ MAIS "ARRANCAR" !!!




A Torre das Donzelas

3 Passageiros Comentaram

Como era a vida de Dilma Rousseff na masmorra que abrigava presas políticas durante o regime militar no presídio Tiradentes

Luiza Villaméa e Claudio Dantas Sequeira ( REVISTA ISTO É )

chamada.jpg
MARCO
Portal tombado pelo patrimônio histórico é o que restou do presídio

Durante quase três anos, Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência da República, morou na Torre das Donzelas. A construção colonial não pertencia a nenhum palácio. Encravada no presídio Tiradentes, em São Paulo, ganhou o singelo nome por abrigar presas políticas do regime militar. Para chegar à Torre, Dilma e suas companheiras atravessavam um corredor com celas em uma das laterais. Os cubículos eram ocupados pelas corrós, as presas correcionais, tiradas de circulação por um mês, em geral por vadiagem ou prostituição. Essas mulheres costumavam ficar seminuas ou com a roupa virada pelo avesso, para se apresentarem em trajes limpos quando liberadas.

img.jpg
COMPANHEIRAS DE CADEIA
Dilma, Eleonora, Guiomar, Rose e Cida na época em que foram presas

“Terrorista! Linda! O que você está fazendo aqui?”, gritavam as corrós ao verem passar uma nova presa política. Depois do corredor, havia um pequeno pátio. Em seguida, vinha a Torre. Dilma atravessou o corredor das corrós em fevereiro de 1970, aos 23 anos, após mais de 20 dias nos porões da repressão política. “Ela chegou fragilizada pela tortura, mas logo se recuperou”, lembra a jornalista Rose Nogueira, 64 anos, que passara pelo mesmo processo três meses antes.

img1.jpg
O presídio Tiradentes, onde Dilma esteve presa, já havia sido usado para encarcerar
os estudantes detidos no Congresso da UNE em Ibiúna (SP), em 1968.
Na era Vargas também abrigara presos políticos, entre eles o escritor Monteiro Lobato

Ao entrar pela primeira vez na Torre, Dilma viu as celas pequenas do térreo e duas escadarias laterais que saíam de uma espécie de hall e se encontravam no piso superior. Nesse andar, havia a cela 4, chamada de celão, pois se espalhava por 80 metros quadrados. Tinha também a cela 5, mais tarde adaptada como cozinha, e a 6, que Dilma dividiu com outras mulheres. “No começo, ficávamos na tranca o tempo todo”, conta a advogada Maria Aparecida Costa, a Cida Costa, 65 anos, uma das ocupantes da cela 6. Depois de algumas semanas e muitas reivindicações, as celas passaram a ficar abertas durante o dia.

Não demorou para que as donzelas da Torre se agrupassem, primeiro com base nas organizações clandestinas às quais pertenciam no “mundão”. Porque a Torre, no vocabulário das presas, era o “mundinho”. Mas as afinidades pessoais também contavam muito, como relata a médica e pesquisadora Guiomar Silva Lopes, 66 anos. “No mundão, o vínculo era de vida e morte”, diz Guiomar. “Na cadeia, estabelecemos uma relação de confiança inabalável.” Dilma é até hoje lembrada pelo espírito solidário. Durante um período, cuidou de uma estudante de arquitetura. “Quando a menina chegou da tortura, estava muito desestruturada emocionalmente”, afirma a advogada Rita Sipahi, 72 anos. “A Dilma ficou de olho nela o tempo todo para evitar que cometesse algum desatino.”

img4.jpg

Com a possibilidade de circular entre as celas, as presas políticas tentavam curar as feridas umas das outras e também se organizavam. Havia escala para as tarefas da limpeza e da cozinha. Com os víveres levados pelas famílias, elas preparavam as próprias refeições. Algumas conseguiam bons resultados, embora só contassem com dois fogareiros elétricos. Outras, nem tanto. A dupla mais desastrada na cozinha era formada por Dilma e Cida. “Não dominávamos a arte do tempero”, reconhece Cida. Numa ocasião, as duas resolveram caprichar no preparo de um prato de legumes. Acabaram servindo uma sopa de quiabo intragável. “Ficamos um pouco frustradas com o resultado, pois havíamos nos esforçado.”

Dilma se sobressaía nos grupos de estudo. “Ela é muito engenhosa na macroeconomia”, elogia outra companheira da Torre, a economista Diva Burnier, 63 anos. Na cadeia, Dilma, que abandonara a faculdade por causa da clandestinidade, dava aulas de economia para as colegas e participava dos debates. Num deles, defendeu a ampliação dos limites marítimos do Brasil. “Embora fosse uma iniciativa dos militares, Dilma apoiava, pois acreditava ser uma questão de soberania”, recorda Rose. “Hoje é fácil perceber a importância daquela decisão, tanto por causa da biodiversidade como pelo pré-sal.”

img2.jpg
Diante do Tiradentes, mães de estudantes fazem protesto contra a prisão de seus filhos. As mães das “donzelas da Torre” chegavam para as visitas nas tardes de sábado. Era o contato delas com o “mundão”

Aos 82 anos, a advogada Therezinha Zerbini, mulher do general Euryale de Jesus Zerbini, cassado em 1964, também recorda de Dilma com admiração. Presa na Torre durante o ano de 1970, Therezinha se destacava tanto pela origem quanto por ser uma senhora entre a população carcerária extremamente jovem. “As amigas dela me chamavam de ‘burguesona’ e ela me defendeu. Ela tinha uma liderança nata”, diz Therezinha. Quando precisava, Dilma endurecia. No final do ano, Therezinha estava bordando o vestido que a filha usaria no Réveillon quando um grupo de militares a procurou. “Acho que queriam me convencer a entrar num programa de arrependidos”, diz, referindo-se aos presos que foram à tevê renegar a opção pela resistência ao regime. “Não quis atendê-los. Eles voltaram mais tarde e, quando eu estava mandando-os ir embora, a Dilma gritou: ‘Dá duro neles, Therezinha. Se precisar, nós colocamos todos para fora’ .”

img5.jpg

Naqueles tempos, a atitude desafiadora só seria possível mesmo no presídio Tiradentes. Como muitos torturadores costumavam repetir durante as sessões que promoviam, o Tiradentes “era o paraíso”. Isso porque, ao entrar no presídio, a pessoa estava com a prisão reconhecida pelo Estado. Às vezes, era levada para interrogatórios em outras instituições, mas praticamente não corria risco de morrer ou “desaparecer”. Na escala macabra estabelecida nos porões do regime, a Operação Bandeirante (Oban) era o inferno, ficando o purgatório por conta da Delegacia Estadual de Ordem Política e Social (Deops). Como várias companheiras de cadeia, Dilma passou pelo inferno e pelo purgatório antes de chegar à Torre.

Por conta das sevícias, sofreu uma disfunção hormonal que levou anos para ser curada. Não perdeu, porém, o gosto pela vida. Com Cida, passava horas lendo os livros de ficção científica. Quando o rodízio do único aparelho de tevê da Torre caía em sua cela, entrava na madrugada vendo os filmes da sessão “Varig, a dona da noite”. Aprendeu até a bordar. “Ela fez uma tapeçaria com flores coloridas, que colocamos na parede”, lembra Rose. Na Copa do Mundo de 1970, acompanhou os jogos de perto. “A Dilma torceu muito pela Seleção Brasileira”, diz a socióloga Rosalba de Almeida Moledo, 66 anos.

img3.jpg
Criado em 1852, o presídio Tiradentes recebeu no começo escravos recapturados.
A Torre das Donzelas, onde ficaram Dilma e suas companheiras, é a construção redonda ao centro. Todo o complexo foi demolido a partir de 1973, durante a construção do metrô

No período em que o advogado Carlos Franklin Paixão de Araújo, seu companheiro, permaneceu encarcerado no Tiradentes, Dilma se comunicava com ele com a ajuda dos presos comuns. A rota usada por ela e outras presas políticas consistia em baixar mensagens por meio de uma corda artesanal, chamada “teresa”, para a carceragem dos “comuns”, que ficava embaixo da Torre. “De cela em cela, as mensagens chegavam ao destinatário, na ala dos presos políticos”, comenta Guiomar. “O recurso também era fundamental para sabermos o que estava acontecendo lá fora.”

Outro canal com o “mundão” eram as visitas, nas tardes de sábado, a maioria proveniente da capital paulista. “Nossas famílias, de Belo Horizonte, não conseguiam viajar com tanta frequência”, diz a pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo, Eleonora Menicucci de Oliveira, 66 anos. “De qualquer forma, a mãe da Dilma e o irmão dela conseguiam vir bastante. Era uma alegria.” Para a mãe e as irmãs de Eleonora, viajar era mais complicado. Elas cuidavam de Maria, a filha de Eleonora, que tinha apenas um ano e dez meses quando a mãe foi presa.

img6.jpg

Conhecidas desde os tempos em que estudavam em Belo Horizonte, Dilma e Eleonora comemoravam com as meninas da Torre o Natal, o Réveillon e o Carnaval. As fantasias eram improvisadas, é claro, mas havia até desfile no “celão”. No caso de Dilma, as estratégias para manter o moral elevado atrás das grades também passava pelo humor. “Ela pôs apelido em todas nós”, conta Rita. “Uma era a Ervilha, outra a Moló, porque tinha jogado um coquetel-molotov em uma ação.” Essa faceta pouco conhecida de Dilma é ressaltada por outras entrevistadas. “Ela tem um humor impagável”, garante Eleonora. Quando a hoje presidenciável deixou a Torre, as companheiras de cadeia repetiram o ritual criado para o momento da libertação: cantaram “Suíte do Pescador”, de Dorival Caymmi, que começa com o verso “Minha jangada vai sair pro mar”. Quase 40 anos depois, tudo o que sobrou do presídio foi o portal de pedra, tombado como patrimônio histórico. No final de 1972, a construção de 1852 começou a ser demolida, para a construção do metrô paulistano


EM TEMPO: NÃO DEIXEM DE OUVIR AS TRES MUSICAS DA RÁDIO "O SOM DO PTREM"

É IMPOSSÍVEL NÃO SE EMOCIONAR !!!