Sandra "Curiango"...a voraz caçadora de Blogs...

"CURIANGO"
Nota: Se procura pela espécie ameaçada de extinção, veja bacurau-de-rabo-branco.

"O curiango-comum (Nyctidromus albicollis) é uma ave strigiforme, caprimulgídea, bastante comum, distribuída desde o Sul do México até o Nordeste da Argentina. A plumagem tem uma coloração pardo-amarelada finamente pintada de preto e com manchas azul escuro, rêmiges pretas com fita branca. Também chamada de bacurau, curiangu, coriavo, engole-vento e mariangu."
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre !!!

"Um pouco sapo, um pouco coruja
Esta ave é conhecida por vários nomes: engole vento, porque come insetos em vôo; cabeça de cabra, porque os pastores acreditavam que ela mamava o leite de suas cabras; sapo-voador, por causa de seu estranho formato e cor. Rápido e vivaz como uma andorinha, o curiango dorme de dia e sai à caça de alimentos no fim da tarde. Come um grande número de insetos, inclusive mariposas grandes e, quando fica satisfeito, faz uma pausa para digerir o alimento. Voando, é um verdadeiro acrobata.
Na época do acasalamento, os machos ficam ciumentos e irritáveis. O curiango não faz ninho: a fêmea põe os ovos em campo aberto e os choca sozinha. Os filhotes permanecem com os pais durante um mês.
Para alimentá-los, os pais regurgitam-lhes, na boca aberta, uma papa de insetos."
Fonte: Google

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae

Características:
Ovos: 2 de cada vez
Cria: 2 por ano
Período de incubação: 17 dias - NO CASO DO PT !!!
MAS COM A PARENTADA "TUCANA" A INCUBAÇÃO E A EMBROMAÇÃO PODE DEMORAR ATÉ O FIM DA ELEIÇÃO !!!




3 comentários:

Luiz Façanha disse...

Meu pai dizia: O homem para ser homem, não é precisa só ser homem, é preciso ter Coragem. Esse Blog Estação do PTrem das Treza é o meu preferido, porque é de um cabra arretado, intelectual fecundo, poeta pensador, musico e compositor maneiro, que representa com toda honra o “Homem com Coragem” aquele que meu pai se refere. Eta Ênio de um crânio privilegiado, orador impar... meu abraço querido. Ah! Ia esquecendo de lembrar!... Eu vou votar na Dilminha para presidente 2010.- Correspondente do Blog da Dilma – Façanha de Fortaleza – luizfacanha@hotmail.com

PT Zona Norte disse...

A questão que se impõe nesse caso é saber se dá pra criar em cativeiro e se quando aprisionado o especime procria, porque nesse caso, a unica saida será a utilização de poderosos contraceptivo para evitar a reprodução. O bicho é feio pra dedéo...

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David