"O Sabugo Liso"


Antes de mais nada, quero alertar que este é um blog destinado preferencialmente ao humor, muito de vez em quando trataremos aqui de assuntos mais sérios, mas como findaram-se as Eleições Municipais de 2008, declaro aberto, neste "PTrem", o debate visando as Eleições "Quase" Gerais de 2010. Lembro tambem que aqui posso escrever o que eu quiser e da forma que eu bem entender, amparado que estou legalmente pelo período de transição da "Reforma Ortográfica", e mais, como aqui ninguem me paga "um tostão", tambem aqui ninguem irá me mandar embora, como fizeram recentemente com o Paulo Henrique Amorim, ex-IG, e com o jornalista Sidney Rezende, âncora independente e ex-CBN,( só para citar alguns ). Se quizerem me processar, terão que fazê-lo incluindo tambem os outros 80% do povo brasileiro que aprovam O Presidente do Povo Lula. E por fim afirmar que este veículo ("trem") é ABSOLUTAMENTE PARCIAL, como o são TODAS as mídias, feito isso passemos às considerações
Considerando os atuais pré-candidatos ao posto mais alto, começo pelo já "Presidente Eleito" José Serra ( segundo ele próprio ) que está neste instante. apenas aguardando "condições seguras" para subir a rampa. Estudando a sua biografia, notei que este paulista da Mooca, começou ajudando o seu pai a vender "bolachas" (distribuía tambem) e frutas na feira, e dentre elas, "maracujás" ( lembra-se do "caçador" ?, pois é, esse "vendia"). Vendia também "abacaxis", embora nunca tivesse aprendido ao longo da vida, a descasca-los. Tinha predileção pelas "bananas" e fez delas a sua principal arma, vide a louca obssessão até hoje de colocar suas cascas a frente de qualquer um que pudesse ou ainda possa ameaça-lo. Quanto ao "côco", notamos que o tempo foi deixando este cada vez mais sem fios. Quando estudante foi presidente da UNE em 1963 e com o golpe militar em 1964, abandonou o curso de engenharia na USP e exilou-se no Chile, fugindo assim da "cana", fruta ou herbácea da qual quis distância. Detesta "xuxu", principalmente a sua variante, o picolé.
Voltando do exílio e ostentando dois diplomas de Economia,
vem a cada dois anos se candidatando a um cargo diferente, que vai de Deputado Federal ( duas vezes ) a Senador, neste deixando com que um empresário desconhecido, um tal de "Piva sei lá do que" ocupasse sua vaga por quase seis anos e só voltando à cadeira quando perdeu mais uma eleição para prefeito. Entre esses mandatos passou pelo cargo de "Maior Ministro da Saúde Que A Humanidade Já Viu", notabilizando-se mundialmente por ter deixado que lá se criasse a "Máfia das Ambulâncias ou Sanguessugas", por ter criado e colocado fotos de "fetos" e "feridas nas pernas" nos maços de cigarro, e principalmente por ter "chupado"(como um vampiro) a Lei dos Genéricos de autoria do então deputado pelo PT, Eduardo Jorge ( pagando-lhe mais tarde os "royalties" com um emprego de Secretario do Meio Ambiente em São Paulo ). Foi tambem "Meio-Prefeito de São Paulo", marcando sua curta passagem pela frase: "Estou registrando em cartório hoje o compromisso de que NÃO irei deixar a prefeitura de São Paulo para tentar outro cargo eletivo durante meu mandato", e por colocar cacos de vidro, cinzas, fogo e urânio enriquecido nos viadutos, para que os mendigos não dormissem. Atualmente vem ajudando a desgovernar o Estado de São Paulo, baseando seus feitos em "Economia". Economia de obras e também nas obras, resultando com isso o desabamento com mortes na construção da Linha Amarela do Metrô.
É conhecido pelos seus hábitos notívagos, e conta-se que depois de eleito prefeito de São Paulo, antes da posse, teria ido ao encontro com a ainda Prefeita Marta Suplicy, para a transição de Governo e tambem conhecer o seu futuro Gabinete. Perguntou ele então onde ficava o "Reservado", ela depois de alguns instantes sem entender, percebeu que ele queria mesmo saber era onde "se descansava", e de pronto ela respondeu "que como ali não era a sua casa, acordava bem cedo para ir trabalhar, e só voltava bem tarde ou quando Deus quisesse...". Não sei se depois ele construiu o tal "quartinho" , mas sei que depois de dois anos mudou-se para o Palácio dos Bandeirantes onde "parece que trabalha" na propria residencia oficial e pode dormir a vontade. E é o que vem fazendo. sendo vez por outra acordado, como no dia do enorme barulho do embate de "policiais civis X policia militar", bem debaixo da sua janela, fazendo com que saísse assustado e bufando contra todo mundo e pondo a culpa no PT (motivo dos seus pesadelos diarios por este insistir em mante-lo ocupado) . Comprovando esta tese, o único livro que trata da sua biografia, ironicamente tem o titulo de "O Sonhador que Faz", o que faz com que eu tenha a certeza de que ele mira o "Planalto", mas quer mesmo é o "Alvorada".
Voltando às "frutas", "herbáceas" e "leguminosas", espero ter contribuido para que daqui a dois anos, na hora do voto não me venham com "...Agora São Paulo Já Sabe...nhem,nhem,nhem..." ou então com "Voce conhece o Sabugo Liso ?", que é como a partir de agora o "Presidente Eleito" José Serra será chamado neste "PTrem das Treze".


"Sabugo Liso" : Não sei o que é "Sabugo Liso" mas consultando o "Orélho" (meu segundo pai), entendi que se trata de duas palavras paroxítonas que perfazem um vocábulo composto em forma de figura de linguagem que pode vir a significar "Sabugo Liso" (?) ou então lembrando que antigamente por não existir papel higiênico, as pessoas faziam a sua higiene pessoal valendo-se de sabugos do milho. Entre uma colheita e outra, às vezes faltava sabugo, e sem o "refil", o referido objeto era usado por varias sessões e por várias pessoas, causando assim pelo constante atrito, o seu desgaste natural, daí : SABUGO LISO.

5 comentários:

everaldo disse...

Graaaande Ênio!!!
Adorei Negão!!!
Adoro viajar, epecialmente de trem.Tenho certeza que vou me deliciar muito, com as paisagens,ao embarcar nêste, PTrem das Treze.Todos os dias estarei esperando-o em alguma estação.
Abraços.

everaldo disse...

Sabugo Liso...kkkkk...kkkkk...obra prima.

Enio, o "Picador de Bilhetes" disse...

O Everaldo !!!

Eu sabia que tu vinha.
Então tome assento,faça do trem tua casa.

everaldo disse...

Rapaz!!!
...quando crianças, usávamos nuitos sabugos para os fins que tu descrevestes, quando ficavam lisos, fazíamos um fogo...viravam cinzas.
VAMOS FAZER ÊSTE "SABUGO LISO" VIRAR CINZA EM 2010.

everaldo disse...

Certo dia Satanás
Não tendo nada a fazer
Se pôs a criar uma cria
Prá atazanar o PT

Em um caldeirão bem grande
Pôs cem litros de aguardente
Oitenta asas de morcego
E um diabo velho e demente

Veneno de cem serpentes
Bafo de urubús
Excrementos de burros velhos
E o mijo de cem tifús

Prá temperar a mistura
Que já parecia tão ruim
Distraído jogou dentro
Tada a maldade de caim

Do que resultou o experimento
Satanás se arrepiou
Quando viu o que surgira
Até êle se assustou

Surge um ser descabelado
Olho grande de demente
Boca torta deformada
Aquilo era serra ou dente?
E não tendo nome pra dar
A este ser impreciso
Depois do PTrem visitar
Lhe apelidou Sabugo Liso